Muntadas / Silveira. Diálogos. Mundo, Arte, Vida

Lugar de exposición
Individual / Colectiva
Colectiva
Descripción / Sinopsis

A exposição Muntadas / Silveira: Diálogos. Mundo, Arte, Vida, programada para inaugurar no dia 21 de março de 2020, pode ser vista montada na Sala dos Pomares, em formato PDF.

A mostra, com curadoria de Pablo Santa Olalla, reúne mais de 40 trabalhos dos artistas Regina Silveira e Antoni Muntadas e teve o apoio da Bolsa de Arte de Porto Alegre, e do Instituto Cervantes.

As trajetórias de Regina Silveira e de Antoni Muntadas, embora diversas, têm pontos comuns significativos, como o movimento constante, a experimentação e o olhar sempre à frente. Há muitos anos que conversam, mas esta é a primeira exposição conjunta dos dois artistas. Nela abre-se um diálogo entre seus trabalhos, articulado em torno de três conceitos gerais. Os espaços públicos e privados, a sociedade, a política e a comunicação organizam o mundo, e, portanto, faz-se necessário analisá-los. Na arte, o desvio dos referentes abre espaço para um discurso questionador, dando preferência às metodologias projetuais em vez de aos modos de fazer tradicionais. Para dar lugar à vida, o devaneio e a abstração da história têm de ser distraídos, fazendo da mordacidade um posicionamento estável frente ao futuro. Na proposta de conversa artística entre Muntadas e Silveira desta exposição, seja em sintonia ou por meios diferentes, esses conceitos abrem-se a novos estratos de significação, que não só partem de um olhar crítico e irônico, mas também o exigem àquele que os queira iluminar.