Muntadas. On View

Lugar de exposición
Individual / Colectiva
Individual
Fecha inicial (1) / final (2)
Fecha exacta
Fecha exacta
Descripción / Sinopsis

A Galeria Luisa Strina apresenta, do dia 05 de julho até 06 de agosto de 2004, exposição individual do artista plástico espanhol Antoni Muntadas.

Muntadas apresenta a obra “On View” pela primeira vez no Brasil. Este trabalho, pertencente à série “On Translation”, foi mostrado em Nova York nos meses de março, abril e maio deste ano no espaço de arte “Location One”. “On View” é uma obra sobre o olhar, a observação e a espera como rituais contemporâneos. Aguardar a vez em filas, aeroportos, visitas guiadas a museus, oportunidades de fotos turísticas… Interrogações sobre onde, quando, por quê, quem e o quê fazem parte da intenção do trabalho.

“On Translation”, uma série de trabalhos iniciada em Helsinki em 1995, engloba trinta trabalhos que refletem sobre o conceito de translação e interpretação de uma perspectiva que inclui questões culturais, lingüísticas, políticas e econômicas produzidas e apresentadas em contextos e mídias diferentes.

O artista também apresenta nesta exposição, que é a sua quinta individual na Galeria Luisa Strina, uma série de litogravuras denominada “Dealings” e outra de serigrafias, intitulada “Tout Va Bien”. A primeira retrata, em linhas brancas sobre um fundo de uma outra cor, cenas aparentemente corriqueiras de chefes de Estados (Bush aparece diversas vezes), personalidades mundiais ou pessoas não identificadas, cumprimentando-se, discursando ao microfone, dançando, posando para fotos, casando-se etc. Na segunda série de trabalhos aparece a frase “Tout Va Bien” sobre outras cenas não tão identificáveis.

Antoni Muntadas nasceu em Barcelona, na Espanha em 1942. Vive e trabalha em Nova York desde 1971. Seu trabalho discute temas sociais e políticos, as relações entre espaços públicos e privados dentro de estruturas sociais, e investigações de canais de informações e as maneiras como estes podem ser utilizados para expurgar informações centrais ou difundir idéias.

Os trabalhos de Muntadas vêm sendo exibidos em diversos lugares no mundo, como a Bienal de Veneza, Documenta VI e X em Kassel, a Bienal São Paulo e o Museum of Modern Art (MOMA), em Nova York. O artista lecionou aulas e dirigiu seminários no San Francisco Art Institute, na École Nationale des Beaux Arts em Paris, na Universidade de São Paulo, Cooper Union e várias outras instituições. Atua como professor palestrante no Massachusetts Institute of Technology.

Uso público / privado
Público