Muntadas. ...Baixa a Bola!

Lugar de exposición
Individual / Colectiva
Individual
Fecha inicial (1) / final (2)
Fecha exacta
Yes
Fecha exacta
Yes
Descripción / Sinopsis

A Galeria Luisa Strina tem o prazer de apresentar … Baixa A Bola!, a sétima mostra individual do artista multimídia Antoni Muntadas na galeria. A exposição leva o nome de uma jogada de futebol transformada em expressão popular no Brasil, que significa “tenha calma” ou “não se leve muito a sério”. …Baixa a Bola! investiga assuntos tais como eventos populares, controle, espetáculo, violência, esporte e futebol – tópicos que o artista vem explorando desde o final da década de 1970. Este será um tema adequado e oportuno por coincidir com a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

A exposição contará com uma seleção de imagens e projeções de vídeo produzidos a partir das décadas de 1990 e 2000, bem como obras impressas de parede, recentes e inéditas, criadas a partir de materiais de arquivo, como por exemplo manchetes de jornais e imagens do Brasil e do exterior obtidas na Internet.

Nascido em Barcelona e residente em Nova York, Muntadas é considerado um dos primeiros e mais significativos praticantes da arte conceitual e midiática. Ele pertence à primeira geração de artistas a explorar o poder social e político da cultura e dos meios de comunicação de massa, trabalhando em diversas disciplinas que incluem fotografia, vídeo, publicações, Internet, instalações e intervenções urbanas. A interação entre os cidadãos e os sistemas sociais e culturais contemporâneos está no centro de sua pesquisa.

…Baixa A Bola! foi concebido a partir de seu projeto anterior “Stadium” (Estádio), iniciado em 1989, que explora o estádio a partir das perspectivas da arquitetura, do público e da propaganda. As instalações são adaptadas para o espaço da galeria e do contexto local, usando vídeos e sons que denotam a maneira como a política, a segurança, a ordem e o controle estão combinados nos grandes eventos populares. A instalação “Stadium” mais recente foi “Stadium XVIII” apresentada na Pinacoteca de São Paulo em 2011.

Nascido em 1942 em Barcelona, Muntadas reside e trabalha em Nova York desde 1971. Tendo iniciado seu trabalho com Luisa Strina no final de 1970, ele é hoje um dos artistas representados pela galeria há mais tempo. Sua obra já foi exposta internacionalmente em mostras como a 51a Bienal de Veneza (pavilhão espanhol), Documenta VI e X, em Kassel, e nas bienais de São Paulo, Whitney, Lyon, Guangiu e Istambul.

O artista já teve exposições individuais realizadas no Museum of Modern Art, de Nova York; Berkeley Art Museum, da Califórnia; Musée d’Art Contemporain, de Montreal; Capc, em Bordeaux, França; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Brasil, e Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid, entre outras instituições. Muntadas tem ainda uma longa carreira acadêmica exercida em universidades em todo o mundo.

Uso público / privado
Público